Notícias e Avisos
Noticias INSS
04 / Nov / 2024
Post acerta ao dizer que pessoas com ansiedade podem ser afastadas e receber auxílio do INSS

Post acerta ao dizer que pessoas com ansiedade podem ser afastadas e receber auxílio do INSS

"Agora é lei, gente. Quem tem ansiedade tem direito ao benefício de R$ 1.412 do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)", afirma um homem em um post no TikTok visualizado mais de 5,1 milhões de vezes até segunda-feira (4).


A informação é verdadeira, e a quantia citada na gravação se refere ao piso do benefício, equivalente ao salário mínimo vigente.


Ansiedade fez com que 80,5 mil pessoas fossem afastadas pelo INSS em 2023; destes casos, 3.914 tinham relação com o ambiente de trabalho ? Unsplash

O Ministério da Saúde colocou a ansiedade na lista de doenças do trabalho em novembro de 2023. Segundo o Ministério da Previdência Social, embora tenha entrado nesse rol recentemente, os benefícios por incapacidade temporária e permanente por ansiedade já eram pagos antes disso, quando confirmados por peritos do INSS.
Conforme a Folha mostrou, existe regra para ter direito ao benefício. Ele é definido pela perícia médica do INSS.


Em 2023, 80,5 mil pessoas foram afastadas pelo INSS por ansiedade. Destes casos, 3.914 tinham relação com o ambiente de trabalho, disse a Previdência Social. No mesmo período, 240 pessoas foram aposentadas por incapacidade permanente por causa da doença.

Apenas problemas como dores nas costas (124 mil), fratura na perna (111 mil), transtorno de discos intervertebrais (103 mil) e fraturas na mão (81 mil) superaram a ansiedade no ranking das patologias que mais causaram afastamento no ano anterior.

Parte dos internautas não acreditou no conteúdo do vídeo no TikTok. Uma usuária disse que a informação era "mentira" e outra pessoa ironizou a postagem, escrevendo: "Se for assim, todos teremos direito. Quem hoje não tem ansiedade?".

Gustavo Luiz

Comente essa publicação

Copyright © 2025 - Gilson - Serviços Contábeis - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesLogo Construsite Brasil
Fale Conosco